Bazar Verde em Xerém chama atenção para a conservação dos recursos naturais
Evento acontece no próximo dia 20 e tem a finalidade de promover valores como economia circular, redução de resíduos e reaproveitamento de materiais
(Redação Serra Verde)
Neste mês de julho serão celebradas três importantes datas para a conservação do meio ambiente. No dia 17/07 comemora-se o Dia de Proteção das Florestas; já em 26/07 é comemorado o Dia Internacional de Conservação dos Manguezais; e 28/07 celebramos o Dia Mundial de Conservação da Natureza.
Para somar esforços nas campanhas de sensibilização que ocorrem pelo Brasil e no mundo, o Projeto EDUC Fase II - desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental -, realizará uma edição especial do Bazar Verde em Duque de Caxias. A atividade ocorrerá das 10h às 12h, na Praça de Santo Antônio da Serra, em Xerém. O evento terá parceria local com a ONG Sinal do Vale, que também atua na defesa da natureza, com diversas atividades.
Um dos maiores diferenciais do Bazar é a utilização de uma moeda verde. Durante as atividades, o público poderá obter itens como roupas, livros, calçados e brinquedos usados. Para “comprar” esses produtos, basta levar unidades de materiais recicláveis, como papelão e plásticos - embalagens de shampoo, detergente, garrafa pet, copo de guaraná, entre outros -, para trocar por cédulas da moeda verde EDUCoin na “casa de câmbio” instalada na praça.
Com a utilização da Moeda Verde, o Projeto EDUC pretende apresentar, na prática, conceitos como economia circular, redução de resíduos, reaproveitamento de materiais, conservação de recursos hídricos, comércio justo, entre outros valores que podem tornar o mundo um lugar melhor.
“O Bazar Verde tem como objetivo mostrar que todos nós podemos colaborar com a conservação do meio ambiente, seja revendo hábitos, fazendo escolhas mais conscientes ou exigindo políticas públicas em prol da natureza”, ressalta a articuladora socioambiental do Projeto EDUC Fase II, Rosilene Baranda.
Projeto EDUC Fase II
O Projeto EDUC Fase II conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e visa promover o protagonismo comunitário para a proposição de soluções aos problemas socioambientais identificados, sensibilizando adolescentes, jovens, lideranças, educadores e moradores.
“O projeto EDUC Fase II desperta nos moradores a consciência de preservação, a cidadania e o trabalho em grupo”, conta o coordenador geral do Projeto, Flávio Rabelo. “As pessoas passam a entender que precisam cuidar do seu meio, preservar e que o futuro depende do equilíbrio”, define.
Nesta segunda fase, novas comunidades caxienses estão sendo atendidas. Além de Campos Elíseos, Saraiva, Parque Bom Retiro e Parque Marilândia, incluídas na primeira fase (2018-2020), o Projeto passou a atuar nos bairros de Saracuruna, Xerém, Jardim Primavera e Parque Império. Assim como ocorreu na fase I, está sendo produzido um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, para que possam ser trabalhadas de forma participativa.
Também estão ocorrendo ações integradas, como as oficinas para lideranças comunitárias, visando preparar os participantes para o enfrentamento de problemas cotidianos, como por exemplo: o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. Todas as ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Projeto: facebook.com/projetoeducoficial e instagram.com/projetoeducoficial .
Serviços:
- O quê?: Bazar Verde - Informar Para Prevenir do Projeto EDUC Fase II;
- Quando?: 20/07/2024;
- Onde?: Praça de Santo Antônio da Serra, Xerém-RJ;
- Horário: 10h às 12h;
- Entrada: gratuita;
- Classificação: livre.