Brinquedos da Praça de Mantiquira, em Xerém, estão sendo usados como bicicletário
Público que frequenta o local denuncia riscos de acidentes com as crianças que usam o espaço. Prefeitura diz que, após vistoria, fará instalação de novos equipamentos
Os brinquedos instalados na praça da Mantiquira (Praça Vereador José Barreto), principal praça do distrito de Xerém, estão servindo de bicicletários para que moradores tranquem suas bicicletas. A prática é irregular e pode causar acidentes, principalmente para as crianças que utilizam os brinquedos. Na praça, há uma quantidade significativa de crianças brincando nos equipamentos. Há também um bicicletário. No entanto, esse bicicletário não suporta a grande quantidade de bicicletas deixadas ali, fazendo com que as pessoas prendam suas bicicletas nos brinquedos, o que é errado.
Cláudio Pereira, morador de Xerém, conta que tem medo do filho sofrer um acidente ao brincar nos brinquedos. “Trago meu filho aqui sempre para brincar, mas tem vez que é tanta bicicleta presa ao balanço, e também aos outros brinquedos, que fica inviável”.
A prática é recorrente. Todos os dias inúmeras bicicletas são deixadas ali na praça - no bicicletário e nos brinquedos. Acredita-se que, talvez, a ausência de transportes públicos nos bairros mais distantes e áreas rurais de Xerém contribua para o aumento das bicicletas. É um cenário confuso que afeta boa parte da população. A dificuldade de deslocamento até o local de trabalho, escolas e supermercados faz com que grande parte dos moradores utilizem as bicicletas como meio de transporte.
Bicicletas presas aos brinquedos. Foto: Arquivo
A trabalhadora doméstica Roseane de Jesus Dias, 48, moradora do KM 51, diz que utiliza o bicicletário todos os dias da semana, mas reclama da superlotação. Segundo ela, há dias que não há espaço para colocar a bicicleta. “Uso sempre a minha bicicleta, pois saio pra trabalhar bem cedo" revela. "Dependo do bicicletário, porque não tenho onde deixar a minha bicicleta. Mas, quando chego na praça, quase sempre, o bicicletário está cheio. É complicado isso”, lamenta Roseane.
Procurada pelo setor de jornalismo da Rádio Serra Verde, a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil, informou em nota que: “fará uma vistoria na área da Praça da Mantiquira com o objetivo de fazer a instalação de novos equipamentos para o estacionamento de bicicletas no local”. Ainda na mensagem, a Prefeitura reforça a importância da bicicleta como um dos principais meios de transporte e lazer de grande parte da população, e que “está introduzindo bicicletários em diversas áreas públicas, visando o bem-estar e a comodidade dos moradores”.
Xerém
Xerém é o 4º Distrito do Município de Duque de Caxias/RJ (baixada Fluminense). O Distrito fica ao pé da serra de Petrópolis. Está localizado em uma área de relevo acidentado, em uma região cercada de montanhas. O local oferece paisagens exuberantes, perfeito para quem busca contato com a natureza. Além disso, Xerém tem uma rica história: o Distrito faz parte da Reserva Biológica Federal do Tinguá; é conhecido por abrigar o Centro de Treinamento das categorias de base do Fluminense Football Club; conta também com uma unidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO); e um polo universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).