Semana começa fria em Xerém

Mínima pode chegar até 07 graus

(por Bruno Laurindo) 


As madrugadas e manhãs geladas na região serrana fluminense permanecem. Neste começo de semana, um ciclone extratropical em alto mar dá origem a nova frente fria que se desloca sobre o Brasil. O sistema não traz chuva, mas vem carregado com uma nova massa de ar polar que reforça a queda nas temperaturas. 

Em Xerém, o frio deve continuar nos próximos dias. No último domingo (11), o 4ª Distrito do Município de Duque de Caxias amanheceu gelado, com registros de temperatura de 09 graus Celsius, em alguns pontos. A estação meteorológica automática de Xerém, localizada no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), registrou a temperatura de 10.3 graus Celsius. Já a Estação Meteorológica do Pico do Couto, localizada no alto da Serra, na área da Reserva Biológica do Tinguá (Rebio Tinguá), na divisa de Xerém com o município de Petrópolis, registrou 0 graus. Geadas foram registradas em várias áreas da região serrana, como no município de Nova Friburgo. 

A segunda-feira (12) em Xerém começou com a mínima um pouco maior, 10 graus Celsius. Com o avanço de uma massa de ar polar vinda do sul, o frio deve continuar. A terça-feira (13) amanheceu gelada no 4º Distrito, 08 graus de temperatura. A meteorologia prevê uma terça de sol, com poucas nuvens e sem previsão de chuvas. A temperatura máxima prevista é de 22 graus e a mínima de 07 graus durante a madrugada e ao amanhecer de quarta-feira (14), que terá a mínima prevista também de 08 graus Celsius. 

Ciclone Extratropical 

A vegetação densa e a influência de massas de ar polar são os principais fatores que contribuem para as baixas temperaturas na região de Xerém. Com a chegada do ciclone extratropical, previsto para amanhã (quarta-feira, 14), haverá uma queda significativa nas temperaturas, com algumas áreas registrando mínimas bem abaixo da média para esta época do ano. 

Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica. São comuns em latitudes médias e altas, tanto sobre os oceanos quanto sobre o continente. É importante reforçar que este tipo de fenômeno pode ter vários impactos negativos, especialmente em regiões que são vulneráveis a condições climáticas adversas.