Inmetro promove evento de portas abertas para estudantes da rede estadual de Duque de Caxias (RJ)

(redação Serra Verde) 


O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu, no último dia 06 de setembro, estudantes da rede estadual de ensino de Duque de Caxias (RJ) no Campus do Instituto Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, localizado em Xerém. Organizado pela Diretoria de Metrologia Científica e Tecnológica (Dimci) e pela Divisão de Ensino e Pesquisa (Diepi), o evento teve como objetivo divulgar o processo seletivo para cursos técnicos de ensino médio oferecidos pelo Inmetro, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)

Segundo Charles Bezerra Prado, chefe da Diepi, o “Ensina Inmetro” é um projeto importante para toda a região. “O Ensina Inmetro é fundamental para a comunidade de Xerém, pois permite que os alunos tenham oportunidades de uma qualificação de alto nível oferecida pelos cursos técnicos do Inmetro”, destaca. 

Ao todo, 200 alunos de três escolas estaduais de Xerém - Colégio Estadual Círculo Operário, Colégio Estadual Barão de Mauá e Colégio Estadual Santo Antônio - participaram do evento. Eles foram recebidos no auditório do Campus de Laboratórios, onde aprenderam sobre a missão do Inmetro e sua importância para a sociedade brasileira. Em seguida, os alunos foram divididos em grupos para visitas aos laboratórios. 

Tatiana Claro, coordenadora dos Cursos Técnicos da Diepi, lembrou da importância do Inmetro para a sociedade. “O Inmetro está presente na vida dos brasileiros de diversas maneiras, desde a medição precisa de combustíveis até a segurança de produtos como alimentos e brinquedos”. Sobre o processo seletivo, Tatiana também ressaltou que as formações oferecidas em parceria com o IFFluminense nos cursos de Biotecnologia, Metrologia e Segurança Cibernética podem abrir portas para carreiras em ciência e tecnologia. 

Já o coordenador de Articulação Institucional do IFFluminense, Marcos Pugirá, reforçou que a educação técnica é uma ponte para o mercado de trabalho. “Transformando vidas”. Para Pugirá, esta é uma oportunidade para os alunos do ensino médio concluírem seus estudos ao mesmo tempo em que adquirem uma qualificação técnica. 

Inscrições 

As inscrições para o processo seletivo, que começaram em 28 de agosto e terminam no dia 7 de outubro, podem ser feitas pelo site https://inscricoes.iff.edu.br/. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição é até o dia 13 de setembro (próxima sexta-feira). Podem se inscrever alunos que, em 2025, estejam no 2º ou 3º ano do ensino médio, ou que já tenham concluído o ensino médio. Para mais informações sobre as inscrições e o processo seletivo, acesse a matéria completa aqui ou no Portal de Inscrições disponível no site do Instituto Federal Fluinense.