Sebrae Rio abre inscrições para projeto de capacitação em cervejas artesanais na Região Serrana

(Redação Serra Verde) 


Empreendedores do setor cervejeiro da região serrana do Rio de Janeiro têm uma nova oportunidade para fortalecer seus negócios. O Sebrae Rio abriu inscrições para o projeto Cervejas Artesanais, que será realizado em formato híbrido, entre setembro e novembro de 2025. O programa oferece 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. 

Voltado a micro e pequenas empresas com CNPJ válido, o projeto contempla negócios sediados ou com filiais em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e demais municípios da região serrana, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. A iniciativa busca melhorar a gestão e a competitividade do setor, oferecendo mais de 36 horas de capacitação por empresa. 

A programação inclui encontros coletivos, consultorias e mentorias on-line com especialistas, além de pesquisa de perfil das empresas. Entre os temas envolvidos estão boas práticas de produção, estratégia de vendas, finanças, marketing digital, tributação e associativismo. “ Nosso objetivo é apoiar os empreendedores para que consigam estruturar seus negócios de forma mais competitiva e sustentável ”, explica Fernanda Gripp, coordenadora do Sebrae Rio regional de Nova Friburgo. 

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, com 1.949 cervejarias registradas, segundo o Anuário da Cerveja 2025 - relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Para as micro cervejarias, o programa Cervejas Artesanais representa uma chance de enfrentar desafios como a burocracia, a concorrência e as limitações de distribuição. Além disso, o projeto estimula parcerias, diferenciação de produtos e o turismo cervejeiro. Clique aqui para fazer a inscrição.