“A Voz do IZP” se apresenta em Xerém no dia 12 de outubro
Com entrada gratuita, o musical, que faz parte do projeto “Viva Xerém”, vai acontecer no Instituto Zeca Pagodinho
(Redação Serra Verde)
No próximo dia 12 de outubro, os alunos do Instituto Zeca Pagodinho, que fazem parte do projeto Viva Xerém, apresentam o espetáculo "A Voz do IZP", na sede da Instituição, localizada em Xerém, quarto distrito do município de Duque de Caxias. O evento tem entrada gratuita e conta com os patrocínios da Safran, Pier Mauá e BTG Pactual, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal.
A voz do IZP
No espetáculo, o palco se transforma em um estúdio de rádio comandado por crianças. Os jovens radialistas apresentam um programa fictício, denominado “o mais antigo de Xerém”, entrevistando especialistas em música brasileira. Entre risos, curiosidades e melodias ao vivo, o público embarca em uma viagem sonora por compositores como Carlos Gomes, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Guarnieri e Villa-Lobos, descobrindo histórias que conectam gerações e celebram a riqueza musical do Brasil.
Nesta montagem, o roteiro foi escrito pela professora e atriz Naira Carneiro, que assina também a direção cênica de toda a peça teatral. A direção artística é de Josiane Kerkovian e a direção pedagógica de Carla Rincon. Três dias antes da apresentação no Instituto Zeca Pagodinho, o espetáculo será transmitido no Teatro Raul Cortez, no dia 9 de outubro, somente para as escolas da rede pública do município.
Viva Xerém
O Instituto Zeca Pagodinho (IZP) faz parte do projeto “Viva Xerém”, que tem como proposta socioeducativa a formação por meio da educação artística, em especial, da música de concerto. Cerca de 250 crianças e jovens da região recebem, de maneira gratuita, no espaço do IZP, preparo artístico integral com aulas de instrumentos, prática de conjunto e artes plásticas.
Serviços:
O quê?: musical A Voz do IZP;
Quando?: 12 de outubro;
Onde?: Instituto Zeca Pagodinho (IZP);
Horário: 12h;
Endereço: Rua Carlos Mateus, 54 – Xerém, Duque de Caxias;
Entrada gratuita.