Duque de Caxias promove atividades pelo dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue

As ações acontecem no sábado (8), a partir das 09h, na Praça do Pacificador (Centro), na Praça do Zeca Pagodinho e na Praça da Mantiquira (Xerém), e no Largo do Gás (Nova Campinas)

(Redação Serra Verde) 


Neste sábado (8), acontece o Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue e Intensificação de Ações contra o Aedes aegypti no município de Duque de Caxias. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ), com o apoio de secretarias e de órgãos municipais, tem como objetivos conscientizar e mobilizar a população no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. 

As atividades acontecerão em quatro pontos do município. Na Praça do Pacificador, no centro, acontece uma grande ação, das 9h às 12h, com o apoio de diversas secretarias e de órgãos municipais. Além das ações de conscientização e de combate ao Aedes aegypti, a população terá acesso a serviços, como por exemplo: aferição de pressão arterial; teste de glicemia; aplicação de flúor; Defesa Civil; Emissão de 1ª e 2ª vias de identidade; encaminhamento para isenção de certidões (nascimento, casamento e óbito); Conselho Tutelar; castramóvel; microchipagem; distribuição de mudas nativas/ornamentais, e serviço de beleza gratuito (manicure). 

Outros três pontos de atividades, voltadas para a intensificação no combate ao mosquito, serão instalados na Praça Zeca Pagodinho (Xerém), na Praça da Mantiquira (Xerém) e no Largo do Gás (Nova Campinas). Nesses locais, entre 9h às 12h, acontecerão as seguintes ações: visitas domiciliares; distribuição de telas de caixa d’água; recolhimento de denúncias sobre focos do Aedes aegypti; e distribuição de material informativo. Ainda no sábado, no mesmo horário, a Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ) realizará, na Praça do bairro Santa Lúcia e no Largo do Gás (Nova Campinas), ações de vacinação contra a raiva animal para cães e gatos. 

As ações programadas para o Dia D de Combate à Dengue contam ainda com o apoio das secretarias municipais de Proteção Animal, Defesa Civil, Meio Ambiente, Assistência Social e Direitos Humanos, Fundec e Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

Vacina contra a Dengue 

A imunização contra a dengue acontece com a aplicação de duas doses da vacina. A primeira dose está disponível nas Unidades Pré Hospitalares (UPH) e no Centro Municipal de Saúde (CMSDC), para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a segunda dose, todas as pessoas vacinadas com a primeira dose devem retornar à unidade de saúde, com intervalo de três meses (90 dias) entre elas.