Justiça derruba redução tarifária de R$5,60 para os pedágios da BR 040 e mantém valor de R$14,50

Ato deixaria pedágio 61,3% mais barato

(redação Serra Verde) 


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região acolheu mandado de segurança movido pela Concer (Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio de Janeiro) e suspendeu o ato da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que reduzia em mais de 60% a tarifa de pedágio da BR 040. De acordo com o comunicado feito no site oficial da Concer, a decisão mantém o valor da tarifa básica em R$14,50, anulando o ato que reduziria o pedágio para R$5,60. Ainda conforme a publicação, a decisão do poder concedente entraria em vigor na última terça-feira (13) e foi tomada em cumprimento a uma decisão judicial da 1ª Vara Federal de Petrópolis

A Concer, concessionária responsável pelo trecho entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora, argumentou que a redução comprometeria os serviços essenciais da concessão e prejudicaria os usuários da rodovia. Em resposta, a Justiça reverteu a decisão de reduzir a tarifa do pedágio devido a preocupações com a viabilidade financeira e a manutenção dos serviços essenciais da rodovia. 

A decisão poderá impactar significativamente nos custos de quem utiliza a rodovia diariamente, como por exemplo: motoristas de transportadoras e caminhoneiros. Isso ocorre porque o pedágio é um custo adicional que precisa ser repassado aos clientes para manter a viabilidade econômica das operações de transporte. Além disso, o aumento tarifário pode influenciar os preços dos produtos transportados. 

Redução do pedágio para R$ 5,60 

Por determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o pedágio da BR-040 ficaria 61,3% mais barato a partir do dia 13 de agosto. O valor da tarifa para automóveis, por exemplo, cairia de R$14,50 para R$5,60 nas três praças da rodovia administradas pela Concer. No dia 11 de julho, o juiz federal substituto Cesar  Manuel Granda Pereira, da 1ª Vara Federal de Petrópolis, acolheu o pedido da ANTT e da União, determinando a revisão da tarifa do pedágio para considerar apenas o valor necessário para a manutenção da estrada. 

Conforme a Justiça Federal, a revisão dos valores cobrados nos pedágios teria o objetivo de “limitar a tarifa à realidade da manutenção operacional da rodovia e dos serviços de socorro, desconsiderando na sua composição, inclusive, os componentes relativos ao contrato de concessão originário”. O texto foi publicado na última segunda-feira (12) no Diário Oficial da União. A Concer deveria ter aplicado o novo valor a partir da meia-noite de terça-feira passada (13). No entanto, a Justiça derrubou a redução da tarifa, atendendo um mandado de segurança movido pela concessionária. 

Afastamento da Concer 

Em junho deste ano, a Justiça determinou que a Concer teria 60 dias para deixar a administração da rodovia BR-040. A retomada do serviço ficaria a cargo da ANTT e da União. Além disso, também havia determinado que a Concer colaborasse com a transição do serviço público concedido e que a União e a ANTT, em até 180 dias, promovessem um processo licitatório para conclusão das obras da Nova Subida da Serra

É importante lembrar que o contrato de concessão firmado em 1995 previa a exploração do serviço da BR 040 por 25 anos. Ou seja, até 2021. O prazo foi prorrogado por termo aditivo (documento utilizado para complementar um contrato já existente). A ordem liminar também obriga a União e a ANTT a realizarem, em 180 dias, licitação para concluir as obras da estrada Nova Subida da Serra, que deveriam ter sido entregues pela Concer até 2014. 

Nova Concessão da BR 040 

Ainda no mês de junho, o Ministério dos Transportes anunciou a aprovação da BR-040/495/RJ/MG, confirmando que o projeto, para a nova concessão, seguiu para o Tribunal de Contas do Estado (TCU). É importante reforçar que este projeto prevê um investimento de aproximadamente R$9 bilhões em novas obras e serviços operacionais no segmento a ser concedido entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora. Segundo o Ministério dos Transportes, a expectativa é que o leilão de concessão seja realizado ainda em 2024, após aval da Corte de Contas. 

O objetivo de ter uma nova concessão operando na BR 040, foca na modernização da rodovia, na melhora da infraestrutura e na garantia da segurança dos usuários. Além disso, o trecho a ser concedido tem 217,6 quilômetros de extensão e passa por 10 municípios fluminenses e mineiros. Neste caso, espera-se que a nova concessão gere cerca de 70 mil empregos diretos e indiretos. A concessão ao setor privado terá duração de 30 anos, prorrogável por até mais 30 anos. O critério de julgamento da melhor proposta no leilão será o menor valor de tarifa de pedágio, atrelado à previsão obrigatória de aporte de recursos vinculados à concessão.