Brasil se despede de Silvio Santos, um dos maiores ícones da televisão brasileira
Apresentador faleceu no último sábado (17), aos 93 anos
(redação Serra Verde)
Silvio Santos foi enterrado neste domingo (18) no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo (SP). A cerimônia, reservada para familiares e amigos próximos, seguiu os rituais judaicos, com o caixão fechado e sem velório ou flores, conforme o desejo do apresentador. Silvio tinha 93 anos e estava internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo (18), desde 1º de agosto, devido a complicações de uma infecção por influenza (H1N1) e morreu em decorrência de uma broncopneumonia.
Silvio Santos, cujo nome verdadeiro era Senor Abravanel, foi um empresário e apresentador que marcou gerações com seu carisma e talento. Com bordões que ficaram marcados na memória de muitos brasileiros, ele era conhecido como 'o homem do Baú da Felicidade'. Virou até enredo de Escola de Samba! No carnaval de 2001, o dono do SBT foi homenageado pela escola de samba Tradição. O enredo, intitulado "Hoje é domingo, é alegria. Vamos sorrir e cantar", contou a trajetória do apresentador desde seus tempos como camelô até se tornar um dos maiores ícones da televisão brasileira.
O empresário nasceu na Lapa, no Rio de Janeiro, em 1930. Filho de imigrantes judeus, tinha cinco irmãos. Aos 14 anos, começou a trabalhar como camelô, no centro do Rio. Pego por um fiscal da prefeitura, que enxergou talento no vendedor, Silvio foi levado pela primeira vez para fazer teste em uma rádio. Começava aí a carreira do comunicador. Dono de uma voz e uma risada marcantes, sua partida deixou um vazio na TV brasileira, mas seu legado permanecerá vivo por muitas gerações.