Dia do Cerrado: Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo é publicado no Diário Oficial da União
Assim como a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica, bioma sofre com as queimadas
(redação Serra Verde)
O Dia Nacional do Cerrado foi comemorado ontem (quarta-feira, 11). A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância deste bioma, que ocupa cerca de 25% do território brasileiro. O cerrado é considerado a "caixa d'água" do Brasil devido às suas inúmeras nascentes de rios importantes. O bioma é o segundo maior do país e da América do Sul, abrigando uma rica biodiversidade com mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves.
No entanto, ele também é um dos biomas mais ameaçados, com uma perda significativa de vegetação nativa nos últimos anos devido à expansão agrícola e aos incêndios florestais. Mas não é só o Cerrado que é vítima de queimadas, biomas como a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica também estão sofrendo com os recentes incêndios.
Para tentar resolver o problema, ou pelo menos boa parte dele, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou um decreto que regulamenta o Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo. O documento foi publicado nesta quarta-feira (11) - Dia Nacional do Cerrado - no Diário Oficial da União.
De acordo com o decreto, o Comitê será responsável por “propor medidas para a implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo e monitorá-las periodicamente”, além de “estabelecer as diretrizes para a capacitação de recursos humanos que atuarão na prevenção e no combate aos incêndios florestais e nas atividades relacionadas com o manejo integrado do fogo”.
É importante reforçar que o Comitê terá representantes de 13 órgãos federais, entidades estaduais, municipais, Corpo de Bombeiros e organizações civis. Para saber mais informações sobre o decreto que regulamenta o Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo clique aqui.