Secretaria de Saúde alerta grupos prioritários sobre a importância da vacinação anual contra a gripe influenza em Duque de Caxias

(Redação Serra Verde) 


A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, seguindo determinação da SES-RJ, emitiu alerta para risco de baixa cobertura da vacina contra a gripe no município. O documento, divulgado na última segunda-feira (05/01), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), traz informações sobre a chamada Gripe K, uma nova variante do vírus Influenza A (H3N2), responsável pelo aumento de casos da doença no final de 2025, em várias partes do mundo. 

Segundo informações da SES-RJ, em 2024, a cobertura vacinal da Influenza no estado ficou em 44,28%; em 2023, atingiu 45,02% do público-alvo; no ano de 2025, a porcentagem de pessoas vacinadas no estado foi ainda menor: somente 40,55% do público-alvo (idosos, crianças e gestantes). Até 1º de dezembro, foram registradas 20.460 internações e 1.654 óbitos por SRAG, em todo o estado. 

Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação anual como principal estratégia de prevenção contra formas graves da doença, internações e óbitos, especialmente entre idosos, crianças, gestantes, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Em Duque de Caxias, a vacina contra as variantes da Gripe Influenza está disponível para todas as pessoas, a partir dos seis meses de idade, incluindo crianças, jovens e adultos (com ou sem comorbidades). Além do imunizante da gripe, também está disponível a vacina atualizada contra a Covid-19 (variantes XBB 1.5 e JN.1), para todas as pessoas, a partir de 12 anos de idade (enquanto durarem os estoques nas unidades de saúde). 

É obrigatória a apresentação de documento com foto, CPF e de caderneta de vacinação nas unidades abaixo: 

- Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (CMSDC) - Endereço: Rua da República, s/n. – Centro; 

- Hospital Municipal Duque / Policlínica - Endereço: Av. Dr. Manoel Lucas, s/n. – Parque Senhor do Bonfim; 

- UPH Xerém – UPH Saracuruna – UPH Pilar – UPH Imbariê – UPH Equitativa – UPH Campos Elíseos; 

- Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Clínicas da Família.